quinta-feira, 3 de julho de 2008

Vela Olímpica

ESPORTES OLÍMPICOS: VELA





Entre tantas modalidades olímpicas uma que chama a nossa atenção com certeza é a vela. Esporte que pouco circula na mídia e se apresenta como um dos esportes que temos chance de conquista de medalhas. São nove os modelos de barcos que compõem as classes olímpicas: Vela 49er, Vela 470, Vela finn, Laser, Laser radial, Neil Pryde, Yngling, Star e Tornado.

Atletas brasileiros classificados para as Olímpíadas de Beijing 2008 na VELA:

470 masculino - Fabio Pillar e Samuel Albrecht
470 feminino - Fernanda Oliveira e Isabel Swan
49er - André Fonseca e Rodrigo Duarte
Finn misto - Eduardo Couto
Laser masulino - 1 atleta a ser definido
RS:X masculino - Ricardo Winicki (Bimba)
RS:X feminino - Patrícia Freitas
Star masculino - Robert Scheidt e Bruno Prada

Navegar é uma das atividades mais antigas da civilização. Mas, por esporte, a vela só começou a ser praticada por volta do século XVII, na Holanda, e foi introduzida em seguida na Inglaterra pelo Rei Charles II.

As competições acontecem em raias delimitadas por bóias e têm dois formatos básicos: a fleet race, em que competem todos contra todos; e a match race, em que dois barcos competem por vez.

As provas são disputadas em dois formatos: a fleet race, quando velejam todos contra todos, e a match race, quando dois barcos competem sozinhos. As regatas são marcadas entre 30 e 75 minutos antes de seu início, dependendo da competição.

A pontuação varia de acordo com a posição que o barco chega em cada regata.Forças: Esporte no qual o Brasil tem o seu melhor retrospecto, a vela já rendeu ao País seis ouros, duas pratas e 6 bronzes em Olimpíadas. Na última edição, por exemplo, os brasileiro ficaram com dois ouros, conquistados por Robert Scheidt e a dupla Torben Grael/Marcelo Ferreira, e terminaram ao lado da Grã-Bretanha com o melhor desempenho. (fonte: www.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário