domingo, 6 de julho de 2008

Espirobol: jogo para condomínios, clubes e escolas


Espirobol para as massas

Um esporte recreativo e que chama a atenção de vários jovens em todo o Brasil, comum em condomínio, escolas e clubes sociais. Entretanto, é desconhecido da grande massa, ou talvez é conhecido por outro nome, tanto é que não há federação e nem competições oficiais.

Apesar de ser pouco conhecido continua sendo praticado por jovens que querem um passatempo interessante e uma atividade física muito prazerosa, o Espirobol é uma prática saudável e baliada à educação se expande pelos pátios de concretos das escolas de todo o país.

Os Colégios Maristas e outros particulares são referências neste esporte, a Escola de Educação Básica Arno Sieverdt de Pouso Redondo adotou em 2007 esta atividade para seus alunos no horário de recreio.

Simples e fascinante.

Um poste com altura indefinida (entre 3 e 4 metros) como refência se usa uma altura de mais ou menos duas vezes a altura dos jogadores, com uma corda na extremidade. Essa corda de nylon vai até mais ou menos um metro do chão onde uma rede envolve uma bola de vôlei ou assemelhado (já existe bola específica deste jogo no mercado).

A quadra de jogo é círcular com raio entre 2 e 3 metros, este círculo é dividido em 4 partes iguais para jogos em duplas (figura A) e 2 partes em jogos individuais (figura B). Outras medidas e por menores da regra são idaptados para cada ambiente e grupo de jogadores.

O jogo consiste em um jogador socando a bola no sentido horário, e outro no sentido anti-horário, como objetivo principal de fazer a corda enrolar toda para o lado que se ataca. Se ganha a partida quando a bola toca o poste, o vencedor lógico é quem conseguiu vencer a defesa e enroscar no seu sentido a bola.
Não pode segurar a bola com as mãos, em caso de recomeço após paralisação e inicio da partida, o lançamento poderá ser feito através de um soco ou enganchando o dedo entre a rede e a bola.

Não pode pisar fora do círculo nem invadir o campo adversário, tanto com as mãos quanto com os pés. Nesse item, rola a maior polêmica.
A idéia é fazer a bola passar continuamente, dando meia volta no círculo. Geralmente se usa como na figura B, ignorando a tinta azul do chão, com os dois parceiros no mesmo meio círculo. Um para o ataque, e outro preocupado com bloqueios.

4 comentários:

  1. mas quando é feita a falta recomela o jogo desde o inicio ou de onde parou?

    ResponderExcluir
  2. Caro colega.
    Pelo que conheço do espirobol, não há regras específicas e sim um conjunto de normas que dão formato ao jogo. Recomendo que combine com seus amigos como recomeçar o jogo.

    ResponderExcluir