sábado, 3 de março de 2012

Esporte é Saúde?


Esporte uma vez por semana pode causar lesões (28/2/2012)

Você espera o final de semana para jogar futebol com amigos, correr no Lago Azul ou usar a academia do condomínio? Preste atenção pois, ao invés de fazer bem para a saúde, a prática de esportes uma vez por semana pode causar lesões, distensões, fraturas e até problemas cardíacos.
Pesquisa realizada pelo Journal of American Medical Association (JAMA) revelou que atletas de fim de semana aumentam os riscos de problemas cardíacos em 2,7 vezes. Em outra pesquisa, realizada com 6 milhões de membros de academia durante dois anos, 70% das pessoas que morreram exercitavam-se somente uma vez por semana.
A recomendação das organizações de cardiologistas da Europa e dos EUA é que todos os adultos pratiquem exercícios físicos regularmente. O ideal é fazer atividades moderadas cinco dias por semana, por pelo menos meia hora, ou atividades mais intensas três vezes por semana, durante 20 minutos no mínimo.

Porém, antes de começar qualquer atividade física, a indicação é procurar um médico, principalmente quando se tem uma rotina sedentária, e realizar exames para checar os níveis de colesterol e glicemia no sangue.
“Primeiro a pessoa deve fazer uma avaliação no cardiologista ou clínico geral e procurar o acompanhamento de um profissional da área de educação física”, recomenda o educador físico Eduardo Prioli [CREF 002531-G/SP].
Segundo Eduardo, antes de preparar o treino adequado, o preparador físico deve avaliar a idade, o peso, o biótipo, a motivação e a preferência esportiva. “O acompanhamento do profissional vai garantir que os limites do corpo estão sendo respeitados”.
Na medida certa, a atividade física reduz o risco de morte por doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. Ajuda no controle de peso e promove o bem-estar. “A prática regular de atividade física melhora o condicionamento físico e promove qualidade de vida”, acrescenta Eduardo.
Por outro lado, fazer exercícios de alta intensidade e sobrecarga apenas uma ou duas vezes por semana pode representar futuras lesões, além de não melhorar em nada o condicionamento físico. “Atletas de fim de semana não devem imaginar que realmente possuem o mesmo condicionamento físico de um atleta profissional. Muitos homens, por exemplo, jogam futebol uma vez por semana, se esforçam e acabam sofrendo lesões”, destaca o educador físico.
“O ideal seria que as pessoas pudessem aliar o futebol com os amigos com a prática de alguma atividade regular durante a semana”, conclui Eduardo.

Fonte: Jornal Cidade. Publicado por CONFEF, Boletim nº 86 do Conselho Federal de Educação Física. Disponível em http://www.confef.org.br/extra/clipping/view.asp?id=263, acessado dia 03/03/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário