domingo, 28 de setembro de 2008

Mountain Bike - Modalidades

CROSS-COUNTRY: modalidade mais conhecida do esporte, acontece em circuito de terra, misturando subidas, descidas e retas. As competições acontecem em estradões e trilhas fechadas e duram, geralmente, diversas voltas no circuito. Os atletas largam juntos e vence quem completar a distância determinada em menor tempo.



DOWNHILL: uma das mais técnicas e emocionantes modalidades do esporte, o downhill consiste na descida de montanhas por estradas de terra, single tracks e outros obstáculos. As provas oficiais reconhecidas pela UCI (União Ciclística Internacional) são realizadas da seguinte maneira: um a um, os atletas descem o percurso pré-determinado, que geralmente é bastante acidentado e tem de dois a cinco quilômetros de distância. Quem completar o percurso no menor tempo é campeão. Hoje também existem as provas com quatro atletas descendo ao mesmo tempo.


DUAL SLALON: é uma espécie de downhill disputado por dois ou quatro competidores ao mesmo tempo. Eles descem lado a lado, contornando, ao longo da descida, num movimento de ziguezague, alguns obstáculos. Vence a prova quem chegar na parte mais baixa da montanha em menor tempo.




BIKETRIAL: As competições de biketrial, modalidade derivada do trial de motocicleta, são as de maior valor artístico dentro do mundo do MTB. Aliam técnica e habilidade, abrindo mão da velocidade. No trial, o biker tem que passar por obstáculos naturais ou artificiais extremamente difícieis, como pedras, pontes estreitas e barris, sem encostar os pés ou qualquer parte do corpo no chão. As bicicletas para esse tipo de competição podem ser uma montain bike adaptada ou bicicletas aro 20 especiais para a modalidade, que possuem pedais altos, quadro reforçado, freios muito eficientes, direção mais sensível e pneus grossos. Nas competições de biketrial, vence o atleta que completar o circuito de obstáculos apoiando menos vezes o corpo.



UPHILL: inverso ao downhill, os competidores precisam subir um percurso com pelo menos 80% de ladeira. A competição pode ser em grupo ou com tomada individual de tempo.



TRIP TRAIL ou MARATONA: mais conhecido por aqui como "inter city", é uma prova feita em um percurso longo, que varia de 20 a 40 quilômetros, alternando trechos de estrada, trilhas e um pouco de asfalto. Normalmente ela se inicia em uma cidade e termina em outra. Vem ganhando popularidade devido ao seu caráter festivo e de fácil acesso a todos, como em uma maratona.


CICLOTURISMO: com o conforto e resistência proporcionados por uma mountain bike, as viagens e longos passeios de bicicleta do cicloturismo acabaram adotando-a como equipamento preferencial para qualquer tipo de jornada. Com o desenvolvimento do cicloturismo e o aumento de seus participantes, os fabricantes de mountain bike desenvolveram um tipo de bicileta chamada "híbrida", que mistura características de mountain bike com uma bicicleta de estrada, para ser usada nas viagens. O cicloturismo não possui competições.



FREERIDE: mais nova tendência, o freeride é uma tentativa de unir todas as divisões do MTB. Praticado com bicicletas "full suspension", mistura a adrenalina da velocidade de um downhill, o esforço físico do cross-country, a exploração do cicloturismo e a habilidade do biketrial. O que vale é pedalar com o maior prazer - e radicalidade - possível.



URBAN ASSAULT: assim é conhecida uma vertente do MTB que usa obstáculos urbanos para fazer manobras. Os bikers mais radicais descobriram que as bicicletas usadas para o downhill e o freeride se davam muito bem no ambiente urbano, principalmente em escadarias. Posteriormente, a indústria começou a criar bicicletas específicas para a prática do urban assault, com características tanto de mountain bike quanto de BMX. Até campeonatos surgiram com o novo conceito.


Referência bibliográfico:
VIEIRA, Piti. Na trilha certa. Revista GoOutside. Agosto/2007. Edição 27. Editora Três. São Paulo.


Fotos:http://www.trilhaseaventuras.com.br/ http://www.circuitodasserras.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário