quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Malhação na avenida


Uma vez que se aprende a andar de bicicleta, não se esquece jamais. Mas daí a pedalar diariamente é preciso um pouco mais de fôlego. Aprenda a preparar o corpo e descubra que andar de bike é uma excelente atividade física
O uso regular da bicicleta melhora a capacidade respiratória, queima calorias, ajuda a prevenir doenças cardíacas, ativa a musculatura de várias partes do corpo (ao mesmo tempo em que poupa as articulações, por ser uma atividade física de baixo impacto) e está relacionado a uma menor propensão a determinadas doenças crônicas, como o diabetes. "A bicicleta é um meio de transporte excepcional porque torna o passageiro ativo", diz Dan Oizerovici, médico do esporte do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.
Pela rua afora
Para começar, trechos que podem ser percorridos com facilidade em 20 minutos são os ideais, como ensina o professor Emerson. "Se você mantiver esse tempo três vezes por semana, pode aumentá-lo gradualmente a partir do segundo mês", diz ele.
Se você não pedala desde a infância, um parque ou um sítio podem ser ótimos locais para os primeiros passeios - e tombos. "O importante é respeitar os próprios limites", orienta o médico Oizerovici. "Não há nada de errado em descer da bicicleta para empurrá-la ladeira acima. Forçar a barra logo no começo pode deixá-lo com dores nas pernas", afirma.
Para circular pela cidade, é bom evitar vias muito congestionadas. "O ciclista fica muito exposto à fumaça dos carros, que é nociva à saúde", explica o doutor que os malefícios da poluição são compensados pelos ganhos da atividade física. "Entre levar uma vida sedentária e pedalar na poluição, digamos que a segunda opção seja a 'menos ruim'", diz Paulo Zogaib, médico do esporte e professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mas o melhor mesmo é trocar uma avenida movimentada por uma rua interna mais tranqüila. "Com essa medida simples, você evita a inalação da fumaça direto da fonte", diz ele.
Aqueça-se
Esticar-se é uma prática muito saudável, pois ajuda no aquecimento muscular antes do exercício e previne o encurtamento dos músculos depois dele. Outra dica de aquecimento é pedalar devagar nos primeiros minutos. No mais, a própria pedalada pode servir de aquecimento para outros tipos de atividades físicas. Mas o princípio da bike é o do prazer. "Você pisa macio no pedal e, depois, é só seguir a cadência natural da bicicleta", ensina. Aprendeu? Que bom, porque lições de bicicleta, você sabe, a gente nunca mais esquece.

Texto de LEANDRO QUINTANILHA
Revista Vida Simples 5ª edição p. 60