domingo, 6 de julho de 2008

Espirobol: jogo para condomínios, clubes e escolas


Espirobol para as massas

Um esporte recreativo e que chama a atenção de vários jovens em todo o Brasil, comum em condomínio, escolas e clubes sociais. Entretanto, é desconhecido da grande massa, ou talvez é conhecido por outro nome, tanto é que não há federação e nem competições oficiais.

Apesar de ser pouco conhecido continua sendo praticado por jovens que querem um passatempo interessante e uma atividade física muito prazerosa, o Espirobol é uma prática saudável e baliada à educação se expande pelos pátios de concretos das escolas de todo o país.

Os Colégios Maristas e outros particulares são referências neste esporte, a Escola de Educação Básica Arno Sieverdt de Pouso Redondo adotou em 2007 esta atividade para seus alunos no horário de recreio.

Simples e fascinante.

Um poste com altura indefinida (entre 3 e 4 metros) como refência se usa uma altura de mais ou menos duas vezes a altura dos jogadores, com uma corda na extremidade. Essa corda de nylon vai até mais ou menos um metro do chão onde uma rede envolve uma bola de vôlei ou assemelhado (já existe bola específica deste jogo no mercado).

A quadra de jogo é círcular com raio entre 2 e 3 metros, este círculo é dividido em 4 partes iguais para jogos em duplas (figura A) e 2 partes em jogos individuais (figura B). Outras medidas e por menores da regra são idaptados para cada ambiente e grupo de jogadores.

O jogo consiste em um jogador socando a bola no sentido horário, e outro no sentido anti-horário, como objetivo principal de fazer a corda enrolar toda para o lado que se ataca. Se ganha a partida quando a bola toca o poste, o vencedor lógico é quem conseguiu vencer a defesa e enroscar no seu sentido a bola.
Não pode segurar a bola com as mãos, em caso de recomeço após paralisação e inicio da partida, o lançamento poderá ser feito através de um soco ou enganchando o dedo entre a rede e a bola.

Não pode pisar fora do círculo nem invadir o campo adversário, tanto com as mãos quanto com os pés. Nesse item, rola a maior polêmica.
A idéia é fazer a bola passar continuamente, dando meia volta no círculo. Geralmente se usa como na figura B, ignorando a tinta azul do chão, com os dois parceiros no mesmo meio círculo. Um para o ataque, e outro preocupado com bloqueios.

Professor Alexandre Andrade: Vela Olímpica

Professor Alexandre Andrade: Vela Olímpica

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Vela Olímpica

ESPORTES OLÍMPICOS: VELA





Entre tantas modalidades olímpicas uma que chama a nossa atenção com certeza é a vela. Esporte que pouco circula na mídia e se apresenta como um dos esportes que temos chance de conquista de medalhas. São nove os modelos de barcos que compõem as classes olímpicas: Vela 49er, Vela 470, Vela finn, Laser, Laser radial, Neil Pryde, Yngling, Star e Tornado.

Atletas brasileiros classificados para as Olímpíadas de Beijing 2008 na VELA:

470 masculino - Fabio Pillar e Samuel Albrecht
470 feminino - Fernanda Oliveira e Isabel Swan
49er - André Fonseca e Rodrigo Duarte
Finn misto - Eduardo Couto
Laser masulino - 1 atleta a ser definido
RS:X masculino - Ricardo Winicki (Bimba)
RS:X feminino - Patrícia Freitas
Star masculino - Robert Scheidt e Bruno Prada

Navegar é uma das atividades mais antigas da civilização. Mas, por esporte, a vela só começou a ser praticada por volta do século XVII, na Holanda, e foi introduzida em seguida na Inglaterra pelo Rei Charles II.

As competições acontecem em raias delimitadas por bóias e têm dois formatos básicos: a fleet race, em que competem todos contra todos; e a match race, em que dois barcos competem por vez.

As provas são disputadas em dois formatos: a fleet race, quando velejam todos contra todos, e a match race, quando dois barcos competem sozinhos. As regatas são marcadas entre 30 e 75 minutos antes de seu início, dependendo da competição.

A pontuação varia de acordo com a posição que o barco chega em cada regata.Forças: Esporte no qual o Brasil tem o seu melhor retrospecto, a vela já rendeu ao País seis ouros, duas pratas e 6 bronzes em Olimpíadas. Na última edição, por exemplo, os brasileiro ficaram com dois ouros, conquistados por Robert Scheidt e a dupla Torben Grael/Marcelo Ferreira, e terminaram ao lado da Grã-Bretanha com o melhor desempenho. (fonte: www.terra.com.br)

terça-feira, 1 de julho de 2008

Mascotes olimpícos



OS MASCOTES DAS OLIMIPÍADAS DE BEIJING

Em 11 de Novembro de 2005 as mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim foram apresentadas ao público. A data da revelação das mascotes olímpicas não foi escolhida por acaso. Faltavam exatos mil dias para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim.Os "Fuwa" são as mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão de Pequim 2008. Fuwa significa "Crianças de boa sorte" em mandarim. O nome das cinco mascotes (Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini) são repetições das sílabas da frase "Be(iji-ng hua-nyíng ni" (Pequim lhes dá as boas-vindas). Cada uma das mascotes representa um dos elementos tradicionais chineses (metal, madeira, água, fogo e terra), além das cinco cores dos anéis olímpicos (amarelo, azul, verde, vermelho e preto) e figuras e animais característicos da China.